Bela Ladeira
É agrônoma, (de) formada na Universidade Federal de Viçosa (MG). Atuante no movimento agroecológico desde o início da graduação em 2009, com diversas experiências em projetos de extensão, ela já participou da construção e realização de várias atividades e eventos.
Dentre os projetos de extensão que se envolveu durante o período da graduação, Bela destaca a sua participação e também construção do Estágio Interdisciplinar de Vivência da Zona da Mata – EIV Regional.
Ela é uma das idealizadoras da Rede de Prosumidores/as Raízes da Mata, que comercializa e distribui produtos da agricultura familiar agroecológica de Viçosa e região, através de feiras da economia solidária.
Em 2015 realizou intercâmbio na Bolívia, onde trabalhou no Proyecto Agricultura Urbana y Periurbana, desenvolvido pela FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations) em parceria com o governo local. Na ocasião teve a oportunidade de trabalhar com mulheres camponesas vítimas do êxodo rural que atualmente praticam agricultura nas periferias das cidades.
É integrante do grupo de Capoeira Angola “Angoleiros do Mar – Tribo do Morro”. Possui experiência na condução e facilitação de metodologias participativas com enfoque agroecológico. E, através do envolvimento com os Grupos de Agroecologia de Viçosa, participa e contribui com a Rede dos Grupos de Agroecologia do Brasil (REGA), desde a sua criação. Bela acredita que, unidos e organizados em rede, os Grupos de Agroecologia se fortalecem e contribuem para a expansão da Agroecologia em todo o país.